Curiosidades sobre a nossa mente

Olá pessoas, mais uma vez venho aqui compartilhar algumas curiosidades com vocês, desta vez vou falar sobre situações constrangedoras ou curiosas que são causadas por nossa mente, ora cansada, ora desatenta, ora obra do nosso inconsciente, do acaso... Quantas vezes não nos pegamos intimidados por nossas falhas? ou curiosos sobre algo que nos chamou a atenção, mas não sabemos dizer ao certo o porque?!
Uma situação muito recorrente e curiosa do nosso cotidiano é o 'ato falho', ele é um equívoco na fala, na memória, em uma atuação provocada hipoteticamente pelo inconsciente, isto é, através do ato falho o desejo do inconsciente é realizado.Algumas vezes o pensamento se torna constante e a idéia recorrente, fogem ao controle e acham uma forma para se expressarem, então mudam as palavras e denunciam a intenção...ou seja, bem naquela hora em que você teria que medir as palavras, inexplicavelmente você não consegue, isso seria uma tentativa do nosso inconsciente de nos fazer expressar o que realmente sentimos, ao invés de mentir ou tentar amenizar o peso das nossas palavras. Aliás, quem já não acabou soltando sem querer o que não devia e ficou com aquela cara de pastel? eu já fiz isso várias vezes!
 
Outra sensação muito comum é o dejavu, que na tradução literal da língua francesa, significa algo já visto, no senso comum trata-se daquela sensação estranha de já ter estado ou conhecer um determinado local/pessoa, mesmo quando sabemos que nunca estivemos ou conhecemos antes. O sentimento associado ao déjà vu clássico não é o de confusão ou de dúvida, mas sim o de estranheza. Não há nada de estranho em não lembrar de um livro que se leu ou de um filme a que se assistiu; estranho é sentir que a cena que parece familiar não deveria sê-lo!
 
Existem alguns tipos de deja vu (os tipos e classificações mudam de acordo com as teorias de cada pesquisador) : 
  •  Déjà vu associativo O tipo mais comum de déjà vu experimentado por pessoas normais e saudáveis é de natureza associativa. Você vê, ouve, cheira ou experimenta algo que desperta uma sensação que você associa com algo já vivenciado antes. Muitos pesquisadores acham que esse tipo de déjà vu é uma experiência baseada na memória e assumem que os centros de memória do cérebro são os responsáveis por ele.
  • Déjà vu biológico
    Há também uma alta ocorrência de déjà vu entre pessoas com epilepsia do lobo temporal. Um pouco antes de ter um ataque, elas experimentam uma forte sensação de déjà vu. Isso tem dado aos pesquisadores mais confiabilidade para estudar o déjà vu e eles têm sido capazes de identificar as áreas do cérebro onde esses tipos de sinais de déjà vu se originam. Contudo, alguns pesquisadores dizem que esse tipo de déjà vu é distintamente diferente do déjà vu comum. A pessoa que o experimenta pode acreditar que já passou exatamente por aquela situação, ao invés de ter apenas uma breve sensação do fato. 
  • Déjà senti  Esse fenômeno especifica algo "já sentido". Sensação de buscar e recuperar na memória algo já aprendido ou ouvido, mas sem verbalizar a sensação, sendo a sensação esquecida em seguida
  • Déjà visité  Essa sensação é menos comum e envolve um estranho conhecimento de um novo lugar. Quem passa por essa situação, pode conhecer tudo a sua volta em uma cidade que nunca tenha visitado antes. E ao mesmo tempo saber que isso não seria possível 
Jamais vu  Do francês para "nunca visto", a expressão significa explicitamente não recordar ver algo antes. A pessoa sabe que aconteceu antes, mas a experiência faz-se sentir estranha. Descrito frequentemente como o oposto do déjà vu, os jamais vu envolvem uma sensação de medo e a impressão de observador da situação pela primeira vez, apesar de, racionalmente, saber que estiveram na situação antes. Jamais vu é associado às vezes com determinados tipos de amnésia e de epilepsia.


Enfim, por hoje é isso, saciei minha curiosidade lendo e listando os tipos de deja vu, enfim, essas 'peças' que nosso cérebro pode nos pregar, boa leitura e um ótimo final de semana pra vocês! Abraços ^^

0 comentários:

Translate