Feliz Ano Novo!

Ando pensando em começar a gravar vídeos para o blog, mas não tenho idéia de que assuntos comentar, se apoiarem essa ideia, comentem alguns assuntos interessantes, por favor! Enfim... No último dia do ano de 2010, venho aqui compartilhar algumas curiosidades sobre o Ano Novo, espero que gostem.  
 

Áustria
Os austríacos têm o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa a zero hora de um novo ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.

China
Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de Janeiro e Fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis. Na tradição chinesa, o número 8 dá sorte. Tanto que a cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim está marcada para 8h08 da noite do dia 8 de agosto de 2008.

Dinamarca
Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras. Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.

Escócia
Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Some-se a isso o ainda mais tradicional hábito de beber uísque em toda e qualquer comemoração e está garantido um dos reveillons mais animados da Europa.
Na Escócia, existe uma superstição bem engraçada sobre a primeira visita que se recebe no ano. Se for um homem moreno, ótimo. É um bom presságio. Se for um sujeito ruivo, a visita é considerada um mau agouro. Mas eles acreditam que azar mesmo terá aquele que abrir as portas para uma mulher.
Ainda os escoceses: enquanto todos os países de língua inglesa chamam a festa de reveillon de New Year's Eve ("véspera de ano novo"), na Escócia a data é conhecida como Hogmanay, que vem do gaélico oge maidne ("nova manhã").

França
Na França, as pessoas costumam preparar ostras e diversos outros frutos do mar para a ceia de Ano Novo.

Índia
Na Índia, existem mais de 12 calendários religiosos. No Norte, o ano começa a Festa de Dîwâlî, no outuno. Os indianos colocam luzes por todas as partes.

Portugal
Uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano.

Tailândia
O Ano Novo começa na metade de Abril. E quase todas as lojas são enfeitadas com um pênis de madeira, símbolo de fertilidade e riqueza. Os falos podem ser encontrados também em templos, alguns medindo mais de 2 metros de comprimento.

Vietnã
Os vietnamitas comemoram o Ano Novo, que eles chamam de Tet, no dia 10 de fevereiro. Nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo (porque são as cores da bandeira do país) e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os "envelopes vermelhos" para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.

Paquistão
Não se deve varrer ou limpar o chão depois do pôr-do-sol no Paquistão. Caso contrário, corre-se o risco de atrair azar para toda a vida.

Japão
Para arranjar namorados no Japão, as moças devem escrever o nome do pretendente no braço esquerdo e depois cobri-lo com um pedaço de esparadrapo por 3 dias. Dizem que após uma semana o sujeito cai de amores pela garota.


E algumas supertições que não podem faltar é claro (por mais que eu não acredite na maioria).

1) Uma nota de dinheiro dentro do sapato, segundo os orientais, é garantia de muito dinheiro. Dizem que a energia entra no nosso corpo através dos pés.


2) Pular com o pé direito atrai boas coisas para a sua vida. Segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.

3) Muita gente se recusa a preparar frango para a ceia de Ano Novo. Acredita-se que, como a galinha cisca para trás, quem a comer irá regredir na vida durante todo o ano.
4) Guardar uma folha de louro na carteira e deixar durante o ano inteiro. Jogar moedas da rua para dentro de casa. Isto atrai riqueza para todos os moradores.

5) Dê três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogue todo o champanhe para trás: tudo o que for ruim vai ficar no passado. Ah! Quem for atingido pela bebida, terá sorte garantida o ano inteiro.

6) Suba com o pé direito num banquinho, degrau ou cadeira. É um impulso para subir na vida. Não passe a virada do ano de bolsos vazios. Do contrário, eles continuarão assim pelos próximos doze meses.

7) Para afastar o mau agouro todo cuidado é pouco; não custa nada colocar flores amarelas pela casa. Fazer barulho é uma forma de afastar os maus espíritos. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.

8) Acenda velas na praia ou jogue rosas na água, em intenção à Iemanjá. A deusa africana protege seus fiéis, com saúde, amor e dinheiro o ano inteiro.

9) Uma velhinha, conhecida como curandeira, benzedeira ou rezadeira, costumava ensinar esta simpatia para quem quisesse ter fartura de comida e dinheiro durante o ano: a pessoa compra um lenço e no dia 31 de dezembro, exatamente na hora da passagem do ano, deve molhá-lo e o colocá-lo para secar. Depois recolha-o antes do sol nascer. Amarre dentro do lenço algumas moedas e só abra o embrulho na meia-noite do outro 31 de dezembro. Daí para frente, nunca mais vai faltar dinheiro na sua carteira. No último dia do ano, à meia-noite, quem tiver coragem de ir a uma encruzilhada e chamar um Exu, entregando-lhe treze moedinhas, simultaneamente, ao acender uma maço de velas vermelhas e outro de velas pretas, ganhará muito dinheiro em negócios o ano inteiro. Este ritual de Candomblé é realizado por muitas pessoas.

10) Guarde em lugar seguro, para ninguém achar, a tampa da garrafa de champagne usada na festa de réveillon, que tenha feito muito barulho. Isto chama dinheiro.

11) Defumar a casa na véspera do Ano Novo, com um defumador feito com carvão, xerém e açúcar, além de chamar sorte e dinheiro,afasta as energias negativas do ano velho.
Escócia

12) Pular 7 ondas no ano-novo
Trata-se de uma tradição africana ligada à umbanda e ao candomblé. O 7 é um número considerado espiritual (são 7 os dias da semana e os chacras). Pular 7 ondas ajudaria a invocar os poderes de Iemanjá, a deusa do mar, que purifica e nos dá força para vencer os obstáculos do ano que está por vir.

13) A urucubaca do 13
Sua provável origem está nos mitos nórdicos, como o de Loki, espírito maligno que apareceu sem ser chamado em um banquete celestial onde havia 12 convidados. A má fama do número ganhou força com o relato bíblico da Última Ceia, em que 13 pessoas se reuniram à mesa na véspera da crucificação de Jesus (leia mais sobre o 13º naquela mesa na página 54).


14) Figa da sorte
Já na Grécia antiga e em Roma, o amuleto era comum, principalmente para mulheres, por ser considerado símbolo de fertilidade. O polegar entre os dedos representaria o órgão masculino penetrando no feminino. Com o tempo, a figa também passou a ser usada contra mau-olhado.

15) Quebrar espelho dá 7 anos de azar
Os gregos tinham o costume de ler o futuro a partir da imagem de uma pessoa refletida sobre uma tigela com água. Se o pote quebrasse, era azar na certa. Os romanos herdaram o hábito, acrescentando que a má sorte se estenderia por 7 anos. Quando os (caros) espelhos de vidro surgiram, no século 16 em Veneza, atual Itália, a superstição ganhou novas dimensões: os nobres avisavam a seus serviçais que, se quebrassem um, estariam fadados a viver 7 anos de mau agouro.


1 comentários:

  1. Hey, achei =P
    Olha o meu...
    http://leupole.blogspot.com
    Vou aprender a escrever melhor...

    ResponderExcluir

Translate