Ano novo, vida
nova. Muitas pessoas levam a sério essa frase e acabam tornando ela realidade
ao ‘reformar’ o guarda-roupa, comprar material escolar, comprar enfeites para o
quarto/casa...
Mas é sempre bom
ter um cuidado extra ao se fazer compras, seja pela internet seja em loja
física. Hoje vou dar algumas dicas para que ninguém caia no conto do vigário ao
ir comprar algo:
(A última edição do Black Friday no Brasil foi um belo exemplo de como as empresas podem ser sacanas)
·
Pesquise;
Sim, parece uma dica meio boba, mas é essencial fazer isso. Nunca compre
nada por impulso, você pode se arrepender. Se quer algo, veja em pelo menos 4
lojas diferentes o preço, para saber se em nenhuma delas o preço é abusivo.
·
Pergunte;
Experiências de pessoas próximas são muito importantes para ajudar a ver
o caráter da empresa/loja em que você quer comprar. Ás vezes, um amigo(a) pode
ter muito mais reclamações do que você pode imaginar, e é sempre bom manter
distância de lojas assim.
·
Redes
sociais;
Pois é, as redes hoje em dia são uma mão na roda na hora de escolher sua
loja. Facebook e Reclame Aqui, na minha opinião, são os melhores. Pelo Facebook
é possível ver qual atenção é dada ao consumidor, no Reclame Aqui também, com a
diferença que nele vemos se a empresa de fato responde ás solicitações do
consumidor, se a mensagem é padrão ou se é dada de acordo com a reclamação do
cliente... O Reclame Aqui se caracteriza também por mostrar o índice de
qualidade da empresa de acordo com reclamações/respostas/casos resolvidos.
·
Mercado
Livre e afins;
Quando você faz compras pelo Mercado Livre, a melhor coisa a se fazer é
ver a reputação da pessoa/loja e
avaliação dos clientes. Se a loja/pessoa aceita Mercado Pago (ou outra forma de proteção ao crédito), também é uma segurança a mais
que você tem ao escolher comprar por ali.
·
PROCON
Como reponsável
pela defesa do consumidor, o PROCON é um órgão com enorme poder sobre as lojas e
empresas do país. Tente dar uma olhada se a loja/empresa que você quer
contratar tem muitas reclamações, quais os índices (assim como no Reclame Aqui)
da loja ou empresa, etc. Ah, e sempre guarde o numero de contato, pois nunca se
sabe quando ele será necessário.
·
Código
de Defesa do Consumidor
O Código de Defesa
do Consumidor é, na minha opinião, algo que deveria ser ensinado nas escolas
desde o 6º ano. Todo cidadão deveria saber quais os seus direitos para fazer
valê-los. Bom, sempre que duvidar das ações de uma empresa, veja no Código se
realmente ela está sendo sacana ou se está dentro da lei. Andar com uma desses
na bolsa é sempre bom, existem vários exemplares mini a venda.
Enfim, sempre temos todas as formas possíveis de nos prevenir de uma cilada, então, antes de cair... Utilize-as ;)
Dica muito boa, muitas pessoas pagam pelos seus produtos e acabam se arrependendo ! post super UTIL *--*
ResponderExcluirsiteiloveit.blogspot.pt