Bom pessoas bonitas, aproveitando a época boa e o clima romântico, resolvi abordar o assunto da 'temporada', o dia dos namorados, afinal, faz parte do nosso calendário, da nossa cultura, e nem todo mundo deve saber a origem dessa data, o porque da data escolhida, etc.
Fazendo uma breve pesquisa, descobri que um bispo chamado Valentim, lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro. (A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim) Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.
Nos dias de hoje, essa celebração da união amorosa entre os casais apaixonados, é feita através da troca de presentes, cartões, programas românticos à dois, como: jantares, cinema, piquenique ao entardecer, e tudo mais que a imaginação dos amantes puder proporcionar!
Enfim, por hoje é só! espero que tenham um final de semana maravilhoso e que comemorem bastante essa data bonita (com ou sem namorado/namorada, o importante é ser feliz e ter amor no coração ^^) Abraços







Oi, eu sou do blog Pretty Girls Swag e sim, aceitamos sua afiliação!
ResponderExcluirBeijos ~~> http://prettygirls-swag.blogspot.com
Obrigada, Isa ^^
Excluir