O que é agorafobia?
A agorafobia é o comportamento de evitação provocados por lugares ou situações onde o escape seria difícil ou embaraçoso caso se tenha uma crise de pânico ou algum mal estar.
Medo de ficar com muitas pessoas em público, aversão a barulho, pânico de tumulto, vontade de ficar trancada no quarto, junto com os sintomas de depressão (tristeza absurda, insônia, desânimo, cansaço e etc.), e mais uma vez tentei relutar, mas dessa vez fui derrotada. E na verdade acho que foi melhor assim, porque procurei ajuda de verdade.
No começo, fui há alguns médicos que não quiseram me tratar. Pra eles eu era muito nova e não tinha motivos pra ter depressão, que eu tinha que lutar contra isso. Na verdade, eles queriam me dizer que era muita frescura, que era pra eu me virar sozinha já que era muito nova pra isso. Um pouco de falta de ética, né?
Até que depois de passar por alguns médicos, encontrei um excelente neuropsiquiatra que enfim “entendeu” meus problemas e me diagnosticou com depressão e síndrome do pânico com agorafobia. Comecei o tratamento e em pouco tempo me senti bem de novo. Tive que tomar alguns medicamentos fortes, mas que com o tempo fui diminuído.
Hoje me sinto bem novamente, nem parece que eu passei por aquela época tão difícil. Mas não é porque estou bem novamente, que devo esquecer o que passei e largar tudo pra lá. Mantenho os pés no chão e continuo com o tratamento, que logo deve ter fim.
Mas a depressão me ajudou a ser mais humana. Comecei a participar de grupos de apoio que me levaram a conhecer pessoas com problemas piores. Elas me deram muita força pra continuar e ver que a vida não era tão feia como a depressão mostrava...
0 comentários: