Não sou noveleira. Se você me perguntar o que acontece em determinadas tramas eu vou saber responder, no entanto, não tenho muita paciência pra acompanhar capítulo a capítulo em frente a TV todo santo dia. Apesar disso, não pude deixar de reparar na performance de Christiane Torloni como Tereza Cristina no folhetim das 21 horas. Acontece que TC (hihi) não convence, é uma personagem forçada, irritante e já encheu o saco todos aqueles crimes premeditados que não dão em nada contra a phyna da Griselda. Sempre que olho para o nariz empinado de TC eu penso "não se fazem mais vilãs como antigamente". Para provar essa afirmação e refrescar a memória de vocês,resolvi colocar aqui algumas das marcantes vilãs da TV.
Cristina
Quem interpretou a loira foi Flávia Alessandra, na novela Alma Gêmea, mais ou menos em 2005. Cristina era mesmo o capeta, invejosa, não dava paz para o Rafael e para a Selena. Matou, sequestrou, fez muita bagunça, deixou muita gente do outro lado da tela com raiva. Tão boa que morreu queimada, a santa.
Raquel
A gêmea má de Mulheres de Areia foi interpretada por Glória Pires, em 1993. Outra invejosa que tomou o amor da irmã, se fez de morta, fez mal pro coitado do Tonho da Lua. Boazinha que só vendo.
Bia Falcão
Papel dado à excelente Fernanda Montenegro na novela Belíssima, também de 2005/2006. Bia Falcão não gostava de pobre, pelo menos disso eu lembro. Não vi a novela (desculpa), mas seu bordão pobreza pega perdura até hoje na internet, sinal de que a personagem marcou.
Flora
Apareceu na novela A Favorita (que tem uma das melhores músicas de abertura de todos os tempos). Sinceramente, pra mim é quase tão insignificante quanto a jacaroa do Nilo, mas tem gente que se lembra até hoje da megera e do Beijinho Doce com um certo "carinho". Flora foi interpretada por Patrícia Pillar, que como vilã nem teve muita graça.
Yvone
Ah, Yvone... A personagem de Caminho das Índias (e papel de Letícia Sabatella) foi pra mim uma das que mais pode se aproximar do que vemos por aí. Mais uma invejosa, mentirosa compulsiva, psicopata, doente. A santa deu um golpe atrás do outro e fez de tudo para levar o que era de sua melhor amiga. Levou umas bordoadas merecidas, mas olha, não lembro que fim ela levou e o Google também não foi útil pra isso. Se você se lembra, me conte!
Paola
Tá pensando que ser vilã é excluisividade das novelas do Brasil? Resolvi pegar Paola Bracho como representante das novelas mexicanas, mas pra mim ela é tão danosa quanto a Soraya, de Maria do Bairro. Paola era a irmã má de Paulina e fez um estardalhaço em A Usurpadora, quase morreu, mas logo apareceu pra infernizar a família Bracho. Uma das melhores de todos os tempos, com certeza.
Nazaré Tedesco
Deixei a diva das divas por último. Na minha opinião não existe vilã mais louca que a Nazaré. Renata Sorrah representou com maestria em Senhora do Destino. Jogou gente da escada, tentou dar um fim na personagem de Suzana Vieira, roubou crianças, apanhou, sapateou, mas foi diva até o fim. Tem meu respeito.
Interessante lembrar que Senhora do Destino também é de Aguinaldo Silva, que hoje é responsável por Fina Estampa, que seria bem menos ruim se não fosse a Tereza Cristina.
E você? Qual vilã é sua favorita? Por qual motivo?
Eu confesso que adoro novelas! Apesar de todas terem suas fórmulas já ultrapassadas, vencidas e a gente já saber praticamente tudo que vai acontecer, ainda gosto de perder meu tempo com elas. A Nazaré, realmente, é a rainha das vilãs! E a Paola Bracho tem seu charme! Mas existem várias vilãs maravilhosas e a Tereza Cristina não chega nem aos pés delas. Se não fosse o (a) Crô, ela tava perdida! E o Aguinaldo Silva que me perdoe, mas é de muita falta de criatividade da parte dele usar o golpe da escada da Nazaré com a Tereza Cristina. Tá empobrecendo mais ainda o personagem da Cristiane Torlone, coitada!
ResponderExcluirDois no que a Carolina disse e eu gostava da Flora, aliás gostava da novela toda em si (tá bom isso foi só pq participei de um projeto na Faculdade que analisava as novelas Belíssima e A favorita rs) Já sabe né que da Bia Falcão nem posso falar nada...
ResponderExcluirAdoro vilões, quando são bem feitos e tornam ícones, o que não é mesmo o caso, concordo! ótimo post
ResponderExcluir