Cuidando da alimentação: Beterraba

Quando eu era mais jovem (falou a velha de 100 anos, kkkk), eu não me preocupava muito em comer coisas mais variadas, ter sempre no prato um legume ou verdura e muito menos comer frutas. Mas eu no auge dos meus velhos 23 anos, com uma anemia que me acompanha desde os 15 (ela aparece e some) e com uns quilinhos ques estão começando a aderir ao meu corpinho, resolvi que iria melhorar minha alimentação.
Comecei a levar salada todos os dias para o almoço no trabalho e um dos legumes que eu mais gosto é a Beterraba, eu tenho comido um pouco todos os dias, quando não é no almoço, é na janta. Por isso, rsolvi pesquisar os benefícios desse vegetal e resolvi compartilhar com vocês.


Apesar de doce, é muito pouco calórica e rica em hidratos de carbono, bem como em vitaminas e minerais essenciais – betacaroteno (que o organismo transforma em vitamina A), vitaminas B6 e C, ácido fólico, cálcio,zinco, manganés, ferro, potássio e fósforo.
Por essa quantidade de vitaminas, a Beterraba é excelente para quem tem anemia e leucemia, pois fortalece o sistema imunológico, além de seu elevado conteúdo de antioxidantes ser útil no combate às infecções e ter uma acção profunda na estimulação da circulação e na produção de glóbulos vermelhos, limpando e purificando o sangue, o que lhe permite transportar os nutrientes por todo o corpo e combater a anemia. É também boa para a  memória e a concentração.

Cada 100 gramas de beterraba contém cerca de 50 kcal e é ótima para quem quer perder peso, porque sua grande quantidade de fibras ajuda inclusive a prolongar a saciedade do organismo, levando mais tempo para que a pessoa volte a sentir fome.

Quer pegar aquela corzinha na praia ou piscina? Coma Beterraba! Ela tem o mesmo efeito da cenoura deixando aquela aparência de pele bronzeada.

Escolher a beterraba para consumo:

Escolha beterrabas firmes, vermelho-púrpura a pele inteira, de preferência as de cultura biológica ainda com a rama. Verifique a sua frescura pelas folhas, que deverão ser verdes.

Armazenamento em casa:
Ao guardar beterrabas na geladeira, mantenha-as dentro de sacos plásticos bem perfurados por um período máximo de 15 dias. Caso guarde a beterraba cortada ou sem a casca, melhor consumi-la num período de 3 a 5 dias.

E para quem não gosta de comer o legume, pode fazer, sucos,  bolos e massas de panquecas com o vegetal que nem vai sentir o gosto!

Massa de panqueca com beterraba:- 1 xícara (chá) de leite- 3 ovos- 1 pitada de sal- ½ xícara (chá) de beterraba picada- 8 colheres (sopa) de farinha de trigo- 1 colher (sopa) de óleo

Bom final de semana!

0 comentários:

Translate