Você está em: Home » Cultura »Dica de leitura: O Pequeno Príncipe ( Antoine de Saint-Exupery)
Dica de leitura: O Pequeno Príncipe ( Antoine de Saint-Exupery)
Já havia lido esse livro umas duas vezes, mas foi só quando uma amiga muito querida me disse que faria o aniversário de 1 ano do filho dela que li "O Pequeno Príncipe" com a atenção que ele merece. Eu teria que fazer uma contação da história do livro para as crianças e adultos que fossem ao aniversário e., como o livro é extenso, tive que prestar atenção em cada parte retirar as frases célebres para falar nos momentos certos e não descontextualizadas como todo mundo vê em páginas na internet, camisetas, cadernos, entre outros.
Então, percebi o quanto as coisas são simples para o Pequeno Príncipe: ele cuida porque gosta e trata essas coisas com enorme valor, priorizando os momentos, como por exemplo o pôr do Sol que ele num gesto simples só se afasta um pouco para trás e consegue vê-lo mais vezes. Devíamos ser como ele, quando gostamos de alguém devíamos deixar algumas coisas pra trás para aproveitar de novo e de novo as coisas boas que ela nos oferece.
Os planetas que ele visita tem sempre alguém que tinham alguns dos defeitos humanos: o rei que queriamandar em alguém e não mandava em ninguém, o contador que dizia possuir muitas coisas, mas não desfrutáva delas, o geógrafo que sabia muito dos outros planetas, mas do seu não sabia nada e nunca havia explorado nada, o bêbado que bebia para esquecer a vergonha que sentia por beber. E, se olharmos bem pra dentro de nós, todos já tivemos um pouco de cada um desses personagens em algum momento da vida.
Através desse livro senti que realmente "se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo" e isso a raposa diz a respeito de amigos. Eu já tive vários amigos, alguns julguei que nos tivessemos cativado uns aos outros, mas com o tempo vi que as relações ruiram. Outros, ao contrário, há uma necessidade de estar perto, de ajudar, de conversar, de se encontrar e sempre arranjamos um tempo para colocar os assuntos em dia, seja por facebook, pessoalmente, telefone ou e-mails. E é por esse laço que quero me sentir eternamente responsável.
É um livro que abre os olhos dos adultos para as coisas que fazemos, as vezes sem perceber, pela vida corrida que levamos, mas que é fácil de mudar, é observar mais as coisas e as pessoas, é lutar pelos relacionamentos. O Pequeno Príncipe abandonou a rosa dele por "incompatibilidade de gênios", mas ao vir para a Terra ele percebeu que devia ter compreendido e relevado algumas coisas do temperamento de sua rosa. Alguma semelhança com nossa vida?
Já peguei esse livro pra ler mais umas duas vezes depois dessa que me tocou verdadeiramente e a cada vez tirou uma lição diferente. Antoine de Saint-Exupery fez mesmo uma obra para a humanidade em sua totalidade.
Por fim não contei a hstória no aniversário, mas para as 6 turmas as quais conto histórias na escola em que trabalho. Todos já tinham ouvido falar deste livro, seja pelo seriado no canal Discovery kids ou por frases e imagens espalhadas pelo mundo. É realmente um clássico que nos ensina as coisas simples da vida.
Marcadores:
Cultura
comentário(s) pelo facebook:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu já li esse livro, é muito bom, realmente um clássico
ResponderExcluir