Você está em: Home » Literatura »Dica de livro: Fazendo meu filme.
Dica de livro: Fazendo meu filme.
Descobri esse livro com uma amiga da Especialização. Ela comentou que havia um livro que misturava dicas de filmes durante a narrativa e eu fiquei muito curiosa, já que trabalho em uma biblioteca, fiz questão da diretora comprar a coleção inteira para "os alunos lerem". Assim que os livros chegaram, antes de disponibilizar para os alunos, sequestrei os 3 pra minha casa e devorei os livros em muito pouco tempo.
A história se passa em Belo Horizonte e pra quem mora lá deve ser bem legal reconhecer alguns lugares da narrativa, como o shopping Pátio Savassi, e tem como personagem principal uma menina de 16 anos: Estefânia Castelino Belluz. Adorei a narrativa que conta a história da Fanny que é louca por filmes, tem uma coleção que não empresta a ninguém. Tem alguns amigos inseparáveis: Natália, Gabi, Priscila, Rodrigo e Léo. O Léo tem como passatempo gravar cds para dar de presente, e assim ele presenteia a Fanny várias vezes durante o livro (e é a parte que eu mais gosto,ficava ouvindo as músicas enquanto lia o livro rs). Neste livro a Fanny se apaixona pelo seu profesor de biologia e no final das contas descobre que ele era casado e fica de coração partido, decide fazer um intercâmbio na Inglaterra e quando está prestes a embarcar descobre que o Léo gosta dela! Mas neste livro não acontece como nos filmes que a mocinha deixa tudo e vai viver seu amor, ela embarca para a Inglaterra.
Já no segundo livro e contada toda a estadia de Fanny na Inglaterra e suas descobertas, saudades e medos em relação a seu romance com Léo. Neste livro é que ao chegar ela não deixa de pensar no namoradinho brasileiro e em tudo que deixou pra trás, depois de chorar noites e noites, ela decide viver a vida no novo país, conhece outras pessoas, lugares e aprovietar esse momento, ela não desiste do intercambio. Este livro termina com ela voltando para o Brasil, durante essa viagem ela continua recebendo cds e alguns presentes misteriosos.
O terceiro livro conta a volta de Fanny, como foi re-encontrar Léo e esclarecer algumas dúvidas que ficaram pendentes e surgiram durante o intercâmbio. Fanny também luta contra a balança já que engordou muito durante o intercâmbio e também tenta convencer a sua mãe a deixá-la cursar a faculdade de cinema. A Fani tem que tomar algumas decisões muito difíceis durante o desenrolar do livro, decisões importantes para seu futuro e que a farão crescer mais ainda.
O mais legal desse livro é que a cada capítulo existe uma epigrafe com trechos de algum filme e que tem tudo a ver com o que vai acontecer, a Fani tem uma lista de filmes novos a cada livro e o Léo cds novos com músicas novas todas bem românticas e calmas (algumas até daquela sessão dor de barriga kkk, mas que são clássicas) e pra quem quer conferir a lista de músicas e filmes de cada livro a autora disponibiliza isso em um site, o Fazendo Meu filme. Enquanto estou escrevendo esse post, estou ouvindo a playlist do Fazendo Meu Filme 2, confesso que já tentei seguir a listinha de filmes da Fani pra ver todos, mas alguns não são do meu gosto.
Confesso também que pode parecer teen, mas me envolvi tanto com o livro que até chorei em algumas partes. Sei lá a autora Paula Pimenta fez isso comigo. Agora é pedir pra comprarem pra escola o Fazendo Meu filme 4 que é o lançamento de 2012 e o Minha vida fora da série que conta o que aconteceu 4 anos antes da série Fazendo meu filme pela amiga de fani, Priscila. Nesse livro a autora da dicas de seriados e como sou 1 fanática por series, quero o meu agoraaa!!!
Enfim, a autora é bem melhor do que a Talita Rebouças que leva suas narrativas para um lado cômico e reclamão do adolescente. Pimenta relata uma adolescente preocupada com a opinião dos pais e dos irmãos, mas que também quer se impor em algumas situações, decidir por si mesma e ir se transformando em adulta, essa evolução é percebida ao longo dos três livros.
Falei demais, bom final de semana!
Marcadores:
Literatura
comentário(s) pelo facebook:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: