Segundo a lenda, "Afrodite", sÃmbolo da beleza e do amor, teria aparecido da espuma no mar onde o braço de Uranus, o pai dela, teria sido jogado.
Urano, o deus do céu, o paraÃso em pessoa, era ao mesmo tempo perverso e charmoso, exprimindo sensualidade e maldade. Ele era o filho e marido da Gaia (a terra), e então tendo ódio pela sua descendência, mandandou-a para Tártaro, a região do inferno. Kronus, o deus do tempo, mutilou Urano e jogou o braço ao mar. Esta, seria a origen da deusa Afrodite.
Afrodite tinha uma reputação sexual considerável. Ela teve sexo com o filho Priapo (Priapus, identificado como objeto fálico). O pai dele era Baco, o deus do vinho, quem era também filho direto de Zeus, o chefe dos deuses do Olimpo.
Desde aqueles tempos gregos, toda substância que tivesse um efeito no desejo, era considerada "afrodisÃaco". Os médicos da época começaram a pesquisar as plantas da região, então é possÃvel dizer que as consultas com os médicos gregos já tinham muito a ver com a sexualidade, na área onde a medicina moderna foi inventada.
O poder dos afrodisÃacos foi inclusive, citado na bÃblia, segundo alguns estudiosos, no capÃtulo 7 versÃculo 13, fala assim da raiz de uma planta com efeito afrodisÃaco:
"As mandrágoras estão cheirando o perfume. Temos na porta muitas frutas deliciosas, velhas e novas, que eu tenho guardado para ti, oh meu amor!"
Os afrodisÃacos compreendem bebidas, alimentos, odores, ervas, produtos quÃmicos e outras substâncias que incrementam a libido humana. Lembrando que nenhuma das práticas a serem citadas, é comprovada cientificamente e que produtos quÃmicos são sempre sujeitos a efeitos colaterais mais ou menos importantes e a contra indicações médicas ;)
Na área gastronômica, alguns Ãtens são citados como afrodisÃacos, como: ostras, catuaba (bebida), gengibre, amendoin, ovos de codorna, guaraná, caviar, lardo, alcaçuz, chili, curry, chocolate, coxas de rã, carne de avestruz, trufa, tomates, pepino, aspargo, avelã, morangos, pétalas de rosas.
Também são considerados alguns perfumes e água-de-colônia, contendo almÃscar ou hormônios quÃmicos; ervas medicinais como viriplant, Ginseng, Miura puama, Ervas medievais (Periwinkle e Henbane), Mandrágora.
Também encontramos alguma peculiaridades como: corno de rinoceronte, esperma de cervo, óleos essenciais, cristais, essências florais, música, misticismo e pedras preciosas.
Os afrodisÃacos são considerados agentes que podem influenciar os seis sentidos.Os mais importantes receptores dos afrodisÃacos são: Visão, Audição, Olfato, Gosto, Tato e o ultimo mas não menos importante, a Mente.
Enfim, cada pessoa pode ter seu afrodisÃaco especÃfico, basta procurar, à s vezes pode até ser uma música, uma situação, isso costuma ser bastante particular, pessoal.... não existe uma receita infalÃvel ou genérica, a variedade é tão grande que é irresistÃvel a vontade de experimentar! E aÃ, que tal aproveitarem o final de semana ;) se cuidem!
0 comentários: