Pesquisando melhor, descobri que o site na verdade pertence à Women on Waves, uma organização holandesa que auxilia as mulheres que optam por abortar. Segundo a Women on waves, a cada oito minutos uma mulher no mundo vem a óbito por conta de um aborto ilegal. A entidade também levanta a bandeira contra políticas que proíbem que a mulher decida o que fazer, ter ou não ter o filho, como é o caso do Brasil, onde o aborto é proibido por lei, salvo algumas exceções.
A escolha pela Diesel também não foi necessariamente aleatória. A famosa marca trabalha com mão de obra barata, jovem, em situação degradante, segundo relatório publicado recentemente. Por conta disso, a campanha serve também como uma alfinetada na empresa. De acordo com a própria WoW o anúncio “É uma paródia sobre campanhas de relações públicas e a relutância para abordar os direitos humanos pela indústria da moda em geral e Diesel em particular. Elas querem mostrar que 'as violações dos direitos humanos não são eventos isolados e o direito ao aborto seguro está ligado ao contexto mais amplo dos direitos sociais, direitos trabalhistas e o direito à autonomia.'”
Mais algumas imagens que ilustram o site:
E então, o que acharam da campanha? Polêmica? Ousada? De mau gosto?
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