Polêmica envolve a marca Diesel e a Women on Waves

Um contato do Facebook compartilhou o link do site da Diesel contendo a foto acima. Num primeiro momento eu realmente pensei que fosse uma campanha de moda defendendo o aborto. Achei as imagens um tanto quanto provocativas, uma vez que se trata de um anúncio que pode atingir todo tipo de público, com as ideologias mais variadas.  


Pesquisando melhor, descobri que o site na verdade pertence à Women on Waves, uma organização holandesa que auxilia as mulheres que optam por abortar. Segundo a Women on waves, a cada oito minutos uma mulher no mundo vem a óbito por conta de um aborto ilegal. A entidade também levanta a bandeira contra políticas que proíbem que a mulher decida o que fazer, ter ou não ter o filho, como é o caso do Brasil, onde o aborto é proibido por lei, salvo algumas exceções.


A escolha pela Diesel também não foi necessariamente aleatória. A famosa marca trabalha com mão de obra barata, jovem, em situação degradante, segundo relatório publicado recentemente.  Por conta disso, a campanha serve também como uma alfinetada na empresa. De acordo com a própria WoW o anúncio “É uma paródia sobre campanhas de relações públicas e a relutância para abordar os direitos humanos pela indústria da moda em geral e Diesel em particular. Elas querem mostrar que 'as violações dos direitos humanos não são eventos isolados e o direito ao aborto seguro está ligado ao contexto mais amplo dos direitos sociais, direitos trabalhistas e o direito à autonomia.'”


Mais algumas imagens que ilustram o site:


E então, o que acharam da campanha? Polêmica? Ousada? De mau gosto?









0 comentários:

Translate